No dia 19 de abril, comemoramos simbolicamente nosso dia: “O dia dos Povos Indígenas” .Uma data que nos faz lembrar nossa rica diversidade cultural e da importância dos nossos povos para a construção do multiculturalismo que predomina na história do nosso País. Neste dia, celebramos também a luta dos movimentos indígenas pela segurança dos nossos território, um direito fundamental que garante a preservação das nossas tradições e do nosso modo de vida, como explícito no ART. 231 e 232 da constituição de 1988.
A defesa do território é uma das principais bandeiras de luta do nosso povo indígena, que têm enfrentado diversos desafios para proteger suas terras e recursos naturais. Infelizmente, a violação dos nossos direitos tem sido uma constante, com ameaças, invasões e conflitos que colocam em risco a sobrevivência e a integridade dos nossos povos.
Neste Dia dos Povos Indígenas, é fundamental que a população não indígena reflita sobre a importância da segurança e demarcação dos nossos territórios, para a preservação da cultura e da identidade dos povos indígenas, bem como, para uma melhor qualidade de vida da população em geral com a preservação das florestas e seus mananciais. Desta forma, pedimos que a população não indígena se unam em apoio às nossas lutas por justiça e igualdade. Viva os povos indígenas!!!
Presidente
Cristiano Awa Kiririndju
Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo