Nossa Arte
Objetos Tradicionais
Petyngua: cachimbo
Petyngua é um objeto sagrado que foi deixado por um dos deuses que habitavam esta terra desde a sua criação. Através do uso do petyngua ancestrais e comunidades de conectam com deuses.
Mbaraka mirim: chocalho.
Mbaraka mirim é um instrumento utilizado na casa de reza, nas cerimônias, nos canticos e nas danças.
Ajaka: Cestas
As Ajaka são produzidas pelas mulheres indígenas nas aldeias. No passado elas eram utilizadas para transportar as coisas, agora elas são comercializadas.
Guyrapa: Arco e flecha
Guypara é um artefato utilizado por todas as etnias indígenas para caças, com o objetivo de trazer alimentos para a comunidade. Antigamente os ancestrais utilizavam em conflitos para a defesa de seus territórios, hoje evitamos o uso de guypara em conflitos.
Kaygua: Cuia
Kaygua é utilizado para consumo de erva mate, que é sagrada para a comunidade.
Akã regua: cocar
Akã regua é um utensílio sagrado usado nos cânticos, nas danças, nas lutas e em movimentos de reunião e apresentações.
Avaxi,é té´i: Milho
Avaxi,é té´i é o milho ancestral de uma semente originária, diferente do milho comercial. Ele é sagrado e utilizado em cerimônias desde o plantio até a colheita. Após a colheita do avaxi, são produzidos o mbyta (um tipo de pamonha, que também pode ser chamado de “pão”), a kagujy (uma bebida sagrada), a avaxiku’i (um tipo de paçoca) e a rora (farofa).
Popyguá: Varetinha
Popygua é um instrumento usado em momentos da cerimônia por nós indígenas na casa de reza e nas concentrações de reflexões. É um instrumento feito com uma madeira específica para este fim. Cada indigena enfeita seu popygua de acordo com seu gosto pessoal.
Yxó: Larva do escaravelho
Yxó é uma comida típica guarani, sendo uma larva que é retirada da palmeira. Primeiro cortamos a palmeira que é deixada por um mês até a larva adentrar na madeira. As larvas são fritas e comidas sem temperos.
Pilão
O pilão na aldeia é feito de madeira. Ele é utilizado para moer ervas tradicionais, milho e amendoim. Geralmente é utilizado pelas mulheres indígenas e é compartilhado com a comunidade inteira.
Projeto com as Crianças (Kyrigue)
As crianças desenham símbolos importantes dentro da aldeia