Em 2007, ocorreu a chegada de Augostina Pereira e Airton Garcia, e estes foram os responsáveis por iniciar a retomada da aldeia Jejy-ty, em conjunto com três famílias. Em 2017 o atual cacique, Leonardo da Silva, começou a contribuir com a aldeia na organização da luta para retomada da Ka´aguy hovy.
Ailton Garcia, da etnia Guarani Kaiowá, nasceu em Mato Grosso, na Aldeia Panali, município de Eldorado, tendo vivido a infância na Aldeia dos Carajás no rio Araguaia, e em seguida na fazenda Guarani, no em Minas Gerais.
Casou-se aos 19 anos na aldeia Boa Esperança em Santa Cruz, Espirito Santo, com Agostinha Pereira, também Guarani, tendo ali então seus dois filhos. A família mudou-se para a Bahia e enfim estabeleceu-se em São Paulo, no Vale do Ribeira, onde reside já há vinte anos, tendo passado antes por Peruíbe, Itariri e Cananéia.
Em 2020 Augostina passou a liderança para o cacique Leonardo Silva que está restaurando a cultura ancestral, em conjunto com o restante da aldeia, fortalecendo o plantio tradicional e preservando o caminho para todas as lideranças jovens.